Bem-vindos!

Um toque, um cheiro, um som ou uma memória. Conseguimos sentir e lembrar sensações boas outras nem tanto, através de uma fotografia, de uma imagem. Sentimos o passado que ali ficou marcado num pedaço de papel. Conseguimos encontrar a ausência, a lembrança, a separação dos que já partiram e dos que desapareceram das nossas vidas.

A ideia deste blog é partilharmos contigo e entre todos, os nossos fragmentos do passado, sejam eles bons ou maus, feios ou bonitos, artísticos ou jornalísticos. O que importa é existir uma troca de passados e podermos aprender com os objectos retratados ou os estilos que já passaram. Queremos criar uma corrente que nos permita manter viva a memória, vinculando o passado ao presente. Por isso, contamos com a tua participação.

Envia as tuas fotografias do báu lá de casa para asepiaetanto@yahoo.com.br com uma breve descrição do que retrata e o ano. Queremos a tua e a nossa história. Estamos ansiosos por partilhar com todos um pouco, de muitas histórias.

"As imagens são aparentemente silenciosas. No entanto, provocam e conduzem a uma infinidade de discursos em torno delas." - Começa assim, o caminho do nosso e vosso blog: A Sépia e Tanto.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Última foto de família...


(atrás) Amélia, Mãe Amélia, Ester e Lurdes
(à frente) Céu, Victor e António José
A qualidade desta fotografia é muito fraca, eu sei... mas acho que o que ela simboliza é suficiente para se publicar! Foi tirada em Lisboa a 10 de Abril de 1942, trata-se de uma mãe com os seus seis filhos! Infelizmente foi a última fotografia que esta familia tirou completa, dado que dias depois, num fim de tarde, enquando a Mãe Amélia engomava a roupa com os ferros a carvão de antigamente, provocou acidentalmente um incêndio dentro de casa, dando origem ao seu falecimento e ao do seu filho mais novo, Victor! Ironia do destino, neste mesmo dia ao ínicio da tarde, Albino pediu Mª Amélia (filha) em casamento...

Fotografia cedida por Mª Amélia Carvalho

Sem comentários: